Torre Eifel o marco do novo Século!!
Nesse post vou falar da primeira década do século XX.
Por volta de 1900 duas gerações de mulheres tinham sofrido com as retrições impostas pela alta moral da Rainha Victoria e com sua morte em 1901, cresceu o desejo de mudança para o novo século e é significante com essa mudança que o nascimento do Modernismo se deu extamente nesse momento. Porém, nos termos da história e da moda essa década ainda faz parte da ‘Belle Époque’.
Paris era o centro catalisador da época, desde que o mundo da arte ,através da literatura, tomou conta dessa década e novas idéias estavam concentradas na capital francesa. Tem também o fato de que Paris estava sendo redecorada com arquitetura ‘Art Noveau’, incluindo prédios públicos, desde estações do metrô até os banheiros públicos. Esse estilo também apareceu no Sul da França, mais notoriamente em hotéis como o Negresco em Nice. Em Nova York, prédiso altos, que ficaram conhecidos como ‘arranha céus’, eram as atrações da era. O Hotel Ritz abriu em Londres, significando um novo estilo de vida, se desviando da rigidez dos valores vitorianos.
Hotel Negresco em Nice, exemplo de 'Art Noveau'
A Feira Mundial aconteceu em Paris em 1900, e todo mundo que tivesse interesse nos acontecimentos foi lá ver os novos estilos e desenvolvimentos maravilhosos. Essa feira foi o ponto de referência para todos os eventos culturais comteporâneos. Foi uma era muito importante para a arte.
Feira Mundial de Paris -1900
Em outras áreas as novas possibilidades também estavam acordando. Einstein publicou seu primeiro trabalho sobre a relatividade, e Freud e Jung estavam criando controvésia com seus estudos psicológicos da repressão sexual, desafiando as atitudes tradicionais da sociedade. Àqueles sem visão ficaram estarrecidos em pensar que as mulheres eram seres sexualmente ativos também.
O jovem Einstein.
Os rostos dessa década foram: Camille Clifford, que fez sua estréia nos palcos de Londres em 1904 e ficou famosa na Grã Bretanha como a personificação da ‘Garota de Gibson*’ (*foi a personificação de um ideal feminino como retratado pela caneta satírica das histórias ilustradas criadas pelo ilustrador Charles Dana Gibson durante um período de 20 anos que vão do final do século XIX até o início do século XX nos Estados Unidos.);
Camille Clifford a 'Gibson Girl' em pessoa e em desenho!!!
Lillie Langtry, ou Jersey Lily (Flor-de-lis de Jersey), como era conhecida, foi um dos grandes amores na vida de Edward VII, e do público também.
A encantadora Jersey Lily!!
e Lillian Russell, que era outra artista favorita do Hall da Música Britânica. Era uma mulher de grandes proporções a qual o público preferia, ao invés das magrinhas.
Lillian Rssel em bela fotografia!!! Uma bela gordinha!!!
O negócio da beleza a essa altura continuava preocupado com os branqueadores líquidos e cremes. Essa tintura agora era mais aceitável, a combinacao com técnicas de coloração delicada era parte do repertório da mulher admirada por outros. Elas tinham agora uma palheta de cores bem maior, marron, amarelo ou roxo era diluido com talco. Acentuar as veis com tinas à base de água, continuava sendo um truque favorito de muitas mulheres, pois a pele pálida, transparente e delicada das vitorianas era o que todas as mulheres queriam.
Os cosméticos comerciais da era eram produtos como o ‘Vienna Face Wash’ e ‘Blanc de Perles’ um branqueador. O Pó de Arroz Japonês era outro agente branqueador e provavelmente o menos prejudicial.
‘Rouge de Theatre’ era o produto usado pra dar cor ao rosto, e gradualmente era aceito. Bálsamo de bétula era usado para cobrir marcas de varíola.
Água Grega era uma comodidade de beleza bem cara, pois era maquiagem líquida que apareceu como substituta da maquaigem em pó, porém demorava muito pra secar. ‘Papier Poudre’ era um produto popular pois camuflava o brilho.
Muitas pastas para as unhas já existiam, mas ainda sem cor. Também ja existia vários tipos de depiladores e cremes para pele, e ‘rouges’ cremosos mas o que estava mais na moda era o talco. Preparados com arsenico era a resposta para espinhas, sardas, rugas, cravos, pele avermelhada e palidez.
François Coty estava começando no mundo dos cosméticos. Quando ele foi numa loja de Paris pra demonstrar seu novo perfume, não lhe deram permissão de abrir o perfume ele então jogou o perfume no chão quando tava saindo, fazendo com que as pessoas pudessem admirar seu perfume e mostrando a todos que não seria derrotado pelo sistema. Daí ele fundou uma das mais influentes e grandes império de cosméticos da história.
François Coty
Poster de propaganda da Coty!!!
Em 1909, uma nova idéia foi colocada em prática por uma loja de departamentos que tinha acabado de inaugurar, a Selfridges. Ela foi a primeira loja que colocou cosméticos na vitrine e onde as clientes pudessem experimentar e brincar com as cores. Pós, bálsamos labiais e roouges eram colocados atrativamente no balcão pois antes eram escondidos e só eram mostrados se fossem pedidos especifacamente pela cliente.
Selfridges, quando começou na Oxford Street e continua la!!
Minha loja favorita!!!
Ao mesmo tempo as lojas de departamentos ficaram importantes, não só pelo que vendiam mas um lugar para ser visto. Essa foi uma década de ‘poses e desfiles’ sem fim!!!
E assim vou terminar esse capítulo que já mostra muita coisa que fazemos hoje!! Próximo capítulo é a segunda década do Século XX.... a década das melindrosas!!!
Até a próxima!!
PS: Só agora que ví que não coloquei a bibliografia. Aí vai:
Decades of Beauty - Kate Mulvey & Melissa Richards
The Face of the Century - Kate De Castelbajac
Tradução : Eu
PS: Só agora que ví que não coloquei a bibliografia. Aí vai:
Decades of Beauty - Kate Mulvey & Melissa Richards
The Face of the Century - Kate De Castelbajac
Tradução : Eu
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