Friday 28 May 2010

Fotografia por consequência da Maquiagem ou será Maquiagem por consequência da Fotografia?

Sempre fui fascinada por fotografia. Quando tinha meus 7 anos, Núbia minha irmã mais velha, ganhou de aniversário uma câmera ‘instamatic’ da Kodak, daquela que o filme é um cartucho. Eu fiquei doida por aquilo, queria uma pra mim pois a Núbia não me emprestava a dela pra não quebrar, então o jeito foi condenar minha mãe a me dar uma de presente. Eu nem imaginava que filme e revelação custava uma grana.... Pois bem, eu ganhei uma igualzinha a da Núbia e minhas primeiras lembranças fotografando foi no jardim da casa da Rua da Aurora, onde morávamos e a modelo foi uma boneca que tinha ganho de minha madrinha, Tia Gilda. Foi um dos meus melhores aniversários e como era muito cuidadosa com meus brinquedos, se achar essa câmera ela ainda deve funcionar.
Mais tarde comecei a pegar emprestado a olympus pen do papai. Gostava dela pois ela dobrava o número de fotos do filme e usei muito nas minhas viagens do ballet.
Quando fui fazer intercâmbio, fui sem câmera pra comprar uma lá, então quando falei pra minha família que queria comprar uma, eles me levaram num super mercado e eu tive que comprar uma bem fulerinha pois não sabia ainda como dizer que eu queria uma ‘de verdade’! Aí eu aprendi inglês e resolvi que tava na hora de comprar a tal da câmera, eu queria uma que trocasse lentes pra mais tarde comprar lentes e tudo mais. Com o dinheiro do papai que eu não tinha autorização de gastar, fui numa loja com meu pai americano e eu comprei uma Cannon AE1 Program, a máquina mais avançada que tinha, depois era só convencer ao papai que a câmera valia a pena. Pra falar a verdade nem lembro se levei bronca, mas as minhas fotos começaram a melhorar.
Fui auto didata, lia sobre câmeras e como trabalhar com ela, tentava entender o mecanismo pra tirar proveito de uma boa câmera que tirava fotos fantásticas, a única coisa que me impedia de tirar mais fotos era o custo dos filmes e revelações, mas mesmo assim eu tirava muitas fotos. Quando a Nanda nasceu eu tirava um filme por semana, agora eu tinha uma modelo e também brincava muito com uma Nikon do papai que ele tinha uma lente zoom muito legal!!! Só quando vim morar aqui, 7 anos depois foi que consegui comprar mais duas lentes, uma zoom de 100mm e uma grande angular, não lembro o tamanho. Lentes ótimas pra uma câmera maravilhosa.
E chegou a era digital. Queria uma câmera digital pois estava começando com maquiagem. Meu ex marido achava que ainda não valia a pena e me deu uma polaroid muito boa, mas com filmes caríssimos. Em 2002, já separada e trabalhando no Duty Free do Heathrow tive a oprotunidade de comprar uma digital compacta, último modelo, era uma Sony Cyber Shot 3.2 pixels. Na época não existia nada maior que isso.... 3.2 pixels!!! Adorava minha digital e como era pequena levava pra todo lugar, mas com o tempo fui me sentindo muito limitada. Outra coisa que me irritou também foi esse negócio de tirar a foto olhando pra tela ao invés do ‘viewfinder’, tava perdendo minha intimidade com a câmera, pois pra mim um dos melhores momentos de uma foto é quando você olha pelo ‘buraquinho’ e compõe a imagem então resolvi que tava na hora de investir num câmera de verdade e em 2008 comprei uma Cannon 400D e no meu niver ganhei uma lente grande angular 10-20mm. No Natal ganhei um tripé e um controle remoto. Agora só falta um flash decente e uma lente zoom. A câmera veio com uma lente 18-55mm e eu comprei uma no ebay de 28-80mm, que na realidade na numeração digital seria 4.5–14 mm. Essa é muito boa pra ‘close ups’.
Quando comprei meu computador queria também aprender a manipular e melhorar minhas fotos. Queria aprender a fazer montagens e tudo que pudesse fazer dentro dos meus limites então investi num photoshop 6 e comecei a ‘me’ ensinar a trabalhar com photoshop, lendo, entendo como o programa trabalha e melhorando minhas fotos. Agora tenho um CS2 e não só melhoro minhas fotos mas comecei também a fazer umas artes. Comecei a fazer pesquisa pra aprender a fazer efeitos como a arte do Andy Warhol e do Roy Linchenstein. Ainda não faço perfeito, mas sempre levo em consideração que eles trabalahvam com as mãos e são os originais!!
O meu conhecimento de maquiagem me ajuda muito quando estou fazendo esses trabalhos, não só por causa das cores mas como fazer as pessoas ficarem mais bonitas acentuando os pontos positivos do rosto.
Vou deixar vocês com algumas fotos de alguns trabalhos que fiz, mias adiante coloco mais uns e com isso vocês podem ver que a maquiagem me ajuda nesses trabalhos, mas a visão fotográfica me ajuda nas maquiagens!!!


Minha primeira tentativa de Pop Art!!!! Ainda com o Photoshop 6


Já esse foi mais o estilo de Roy Linchenstein com o CS2... Essa é a Nanda!!!


Essas são minhas sobrinhas Natália e Martina e o estilo do Roy Linchenstein!!
Outra sobrinha, Marina, no estilo Andy Warhol. Existe uma colagem qeu ele fez com a foto do Che Guevara nesse estilo, porém ainda estava engatinhando com o CS2!!

Outra no estilo do Andy Warhol, agora eu e David!!!


Com essa foto de Ricardo que fiz pra minha mama juntei os dois estilos, o pontilhado do Roy e a colagem colorida do Andy!!


Com a foto de outra sobrinha, Mariana, fiz o mesmo que fiz com a de Ricardo!!!


Esse foi meu terceiro 'line art', e usei a foto da Claudia!!!

E essa foto do meu amigo Pixote foi a primeira 'line art' que fiz com balão!! Devagarinho, melhorando e invando....


Com a foto de minha sobrinha Maria Gabriela fiz essa montagem com os personagens do filme 'Monsters Inc' pois ela parece a 'Boo' a menina do filme!


Eu mesma em 'line art'!!!


Uma das melhores, Tutu e Claudia!!!!


Minha amiga Ilana, ela sempre me chama de 'amore'!!!


Minha mama linda de cabelos brancos!!!


E pra terminar, outra que fiz pra minha mama: ela e Ricardo!!



Até a próxima!!!

PS: Pra encomendas entre em contato comigo no email: aidababe@hotmail.com

4 comments:

  1. Sempre que posso, dou uma checada em seu blog, e como êh gostoso ler tudo que escreve, alem de me sentir honrada, em ver minha foto em seu blog. Parabéns! Ate mais. Bjs

    ReplyDelete
  2. Brigada Claudia!!! honrada sou eu de ter voce com 'modelo cobaia'!!!!
    Volte sempre e deixe comentarios tambem que adoro!!!
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete
  3. Nossa mulher, adorei!!
    Quanto vc cobra?
    Bjuu

    ReplyDelete
  4. Oi Nadia!!

    Brigada!!!
    Meu preco e pra uma foto com no maximo 2 pessoas R$ 180 e voce recebe uma com resolucao alta pra impressao de ate tamanho A2 e uma de resolucao normal pra computador ou impressao pequena!!! Deixo a impressao pra pessoa fazer pois se fizer aqui pra mandar sai muito caro e ai a pessoa pode decidir a textura do papel ou pode colocar em tecido ou tela.... mil e uma possibilidades!
    Se tivesse ganho as canecas ia mandar essas fotos pra ela colocar na caneca...
    Bom, mais de uma foto o preco nao dobra sai por R$200...
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete