Friday 23 April 2010

Espelho, espelho meu…

Hoje vou falar de ‘concealer’ ou corretores.
Desde que comecei a ensinar que as pessoas sempre perguntam como aplicar corretores, que normalmente corretores não funcionam etc, etc... O problema do corretor é que se você aplica no lugar errado ele realmente não funciona e pode até piorar a situação.
Então resolvi explicar mais detalhadamente sobre esse componente indispensável na maquiagem.
Aplica-se o corretor normalmente em cima da base, pois este vai corrigir o que não foi coberto antes. Muita gente estranha isso, pois tem muitos maquiadores que aplicam antes da base, mas a minha resposta é a lógica: se aplicar antes da base, quando aplicar a base este vai ser arrastado pra onde não é necessário e portanto tendo que ser aplicado de novo e fazendo isso a pessoa só aumenta o ‘peso’ da maquiagem e perdeu tempo fazendo antes da base. À exceção a essa regra é quando se usa base mineral em pó, pois NUNCA se aplica produtos líquidos ou cremosos em cima de pó, também porque quando se aplica base mineral se faz de uma maneira bem delicada e o corretor não é arrastado. No caso de ‘powder foundation’ eu acho elas tão pesadas e grossas que já tapam tudo ( na minha opinião tapam demais ) parecendo uma máscara e dispensando o uso do corretor.
Agora volto a falar do princípio que os pintores usam pra fazer pinturas que aos nossos olhos parecem de 3 dimenssões, e é me baseando nesse princípio que aplico o corretor. Nós, maquiadores, temos uma canvas em 3 dimenssões, e quando colocamos base e corretor nós estamos transformando aquela canvas de 3 dimenssões em uma canvas de 2 dimenssões, para que depois possamos transformá-la de novo em 3 dimenssões mas que faça o rosto ficar mais suave e assim mais jovem.
O tipo de corretor que uso é o líquido, por ter uma textura mais leve pois não cobre mas reflete a luz. Normalmente a melhor cor é aquele que tem bastante amarelo pois o amarelo reage melhor com a pele, já os cor-de-rosa tornam a maioria das peles em cinza e fica terrivelmente feio, chamando mais atenção pros defeitos do que disfarçando.
A melhor maneira de achar onde colocar o cerretor é colocar o espelho numa janela onde a luz venha em sua direção (se tiver um espelho rodiado de luzes como nos camarins do teatro use este) e mantendo os olhos no espelho vá baixando o queixo, pare quando enxergar as linhas escuras abaixo dos olhos e aplique o corretor exatamente ali. Depois com um pincel espalhe o corretor, mas deixe-o na linha, se sair da linha inicial vai dar errado. Se usar o dedo, use o mindinho. Outras áreas são: no canto do nariz, nas espinhas vermelhas, nas cicatrizes vermelhas e pras mais velhas na linha do sorriso e no canto da boca. Fazendo assim vocês estarão tirando a profundidade das linhas e rejuvenescendo o rosto.
Abaixo a minha foto onde apliquei o corretor e depois que fiz o ‘blend.


Já essa outra foto é de uma cliente-aluna da última sexta-feira que se deixou fotografar por mim antes e depois da aula.




Espero que tenham gostado!
Até a próxima!!!

2 comments:

  1. Valeu a aula Aida, pois eu sempre passava o corretivo sob a base e não passava nessas linhas de expressão q a mulheres da m/idade ja tem, achava q isso ia aumentá-las, aprendi com vc 2 coisa importantissimas pra suavizar os defeitos,rs, obrigada "fessora",rs
    gde bjo

    ReplyDelete
  2. E um prazer poder ajudar Fatima!!! Depois me mande fotos dos resultados..... brigada pela visita e volte sempre!!!
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete