Monday 12 April 2010

100 Primaveras!!!!

David e Aunt Nancy

Faz tempo que tô pensnado em escrever sobre isso, quer dizer desde que aconteceu que foi em Outubro do ano passado, porém só agora me veio a inspiração pra que possa passar o que senti.

Era outubro, meio do outono e foi aniversario da tia do David, Aunt Nancy, ela completou 100 anos, poderia colocar aqui 100 outonos, mas não combina né? Então esperei a primavera chegar pra escrever sobre esse final de semana.

Aunt Nancy, como a chamo por causa de David, mora numa residência para idosos numa cidade do nordeste da Inglaterra, Gateshead, porém niguém menciona essa cidade pois ela fica literalmente colada à Newcastle-upon-Tyne e sendo esta bem maior e bem mais conhecida leva a fama de tudo que pertecnce a Gateshead. Ela é a mais velha de três irmãs e me parece dois irmãos(ja falecidos). Em 2008 ela foi morar nessa residência, pois sua irmã, a do meio veio a falecer e ela ficou meio que de juízo mole.... digo assim pois ela não tem nenhuma doença que ataca a memória, ela tem sim muitas memórias que começam a se confundir. Uma coroa ‘durinha’ que anda ligeirinho sem auxílio de nada. Sabe da vida de todo mundo ali dentro e fora dali e de uma vivacidade de fazer inveja a qualquer adolescente.

O centenário dela aconteceu no dia 10 de Outubro de 2009, e foi uma festança, porém não pudemos ir por causa de trabalho, mas David fez questão de ir no outro dia, no domingo e eu fui junto com ele, não só pra conhecer Aunt Nancy, mas também pra conhecer Newcastle e ver o ‘Angel of the North’.

Eu tava curiosa pra conhecer pessoalmente uma pessoa que saiu dos ‘enta’ e vou dizer que se tiver de sair dos ‘enta’ quero sair assim como ela, a Aunt Nancy!!! Chegamos lá fomos direto vê-la e ela ficou numa felicidade sem fim quando viu David. Saiu nos mostrando tudo e falando de todo mundo, uma comédia. Quando chegamos no quarto dela ela nos mostrou os presentes e o cartão de aniversário que recebeu da Rainha (pois é, a pessoa precisa completar 100 anos pra receber um cartão dela) que eu achei o máximo!!!

Deu a hora do jantar dela e nós tivemos que ir, então fomos passear na área turística da cidade e na minha opinião a única parte bonita da cidade. As duas cidades são bem feinhas, pois são cidades indutriais e as casas são todas iguais e sem nenhuma beleza, mas quando se chega na beira do rio a coisa muda de figura. O Rio Tyne é a fronteira entre as duas cidades, mas é no lado de Gateshead que se tem as atrações, ou seja de Newcastle o que se tem é a bela vista de Gateshead. Já no lado de Gateshead tem um velho moinho que foi tranformado numa tremenda galeria de arte chamado Baltic e tem um espaço enorme chamado ‘Sage’ que aloja 3 teatros, restaurantes e cafés e para se atravessar de um lado pro outro tem a Millennium Bridge que tem forma de arco e que é móvel, ou seja, ela levanta para a passagem de barcos (navios). Do lado de Newcastle tem muitos restaurantes e um ‘promenade’ pra se admirar o outro lado. O ‘Sage’ (conhecido também como minhoca) e a Millennium Bridge são projetos do Sir. Norman Foster (o mesmo que fez o projeto do prédio que tem forma de charuto em Londres). Outra coisa que me encantou foram as luzes que transformam o lugar toda noite com muita classe.....

Na segunda, depois de uma noite péssima num hotelzinho muito louco fomos de novo ver Aunt Nancy e mostramos pra ela as fotos que tínhamos tirado na noite anterior na beira do rio, ela vibrava e contou muitas histórias vividas ali naquela área. Tínhamos que voltar então nos despedimos dela e fomos, mas antes de sairmos da cidade paramos no ‘Angel of the North’. Um escultura de ferro enorme que fica na entrada de Gateshead mas de novo quem leva a fama de ter o anjo é Newcastle.

Pra mim foi um experiência sem igual. Conheci uma pessoa de 100 anos e de bem com a vida e conheci também uma cidade(duas) do nordeste da Inglaterra que me encantou por ter uma beleza totalmente diferente do meu nordeste brasileiro, mas que me fez chegar à conclusão que: ‘O nordestino é acima de tudo um forte, mesmo que seja um nordestino inglês’.(Da-lhe Aunt Nancy!!!)

Agora vou deixar vocês curtindo um pouco desse lugar..... na realidade eu pirei e tirei muitas fotos..... hehe

Até a próxima!!! E pra Aunt Nancy feliz 100 primaveras pois agora é primavera!!!!


PS: Se quiser ver mais fotos (ou todas as fotos ) desses 2 dias clique aqui



O cartão da Rainha pra Aunt Nancy




The Sage







O Moinho de farinha que virou galeria de arte: Baltic







A Millennium Bridge e as luzes






Vista noturna do lado de Newcastle







The 'Angel of the North'



6 comments:

  1. Que coisa linda, 100 anos é o máximo!!
    Amei as fotos!!
    beijos

    ReplyDelete
  2. Eu tambem achei o maximo!!! Ela e demais... e Newcastle me surpreendeu!!!
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete
  3. Mas vc tinha messssmo q ter criado o blog! Muito legal!!

    ReplyDelete
  4. Ei Andre!!! Voce nao sabe a alegria que me da quando leio um elogio seu.... uma pessoa que escreve tao bem elogiando minhas tentativas e mesmo de me deixar feliz!!!
    Brigada pela visita
    Beijos

    Aida

    ReplyDelete
  5. Lindo mesmo ne? De encantar qualquer um.....Nadia, brigada pela visita e volte sempre!!!
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete