Monday 21 June 2010

Orgulho de Ser Brasileira!

Tô aqui com mil idéias e posts pra fazer, mas tem uma coisa que vem martelando dentro de minha cabeça há muito tempo e agora com a Copa eu posso falar, mas é mais um desabafo engasgado na minha garganta que vem me sufocando o peito.



Tenho orgulho, mas muito orgulho mesmo de ser brasileira, pois somos um povo alegre, festeiro, de paz e sabemos sobreviver nas situações mais estranhas. Não tenho esse orgulho por que o político tal ta fazendo isso ou aquilo e o Brasil tá crescendo, NÃO, esse meu orgulho vem de presenciar na minha vida pessoas fenomenais driblando a dureza da vida e chegando lá, onde todos querem chegar com muito trabalho honesto, muito suor, NENHUM apoio de governante nenhum. Esse pra mim vai ser sempre o verdadeiro brasileiro!!!



É triste dizer que tenho vergonha de nosso governo, das pessoas que nos representam, pois estas são adeptas do ‘famigerado’ ‘jeitinho brasileiro’, um ‘jeitinho’ que na realidade deveria ser chamado de ‘enrolação brasileira’, é aquela coisa de querer cortar o caminho pra chegar na frente sem se importar em quem tá pisando ou prejudicando, simplesmente chegar lá, sem trabalho, sem esforço, sem suor, sem cultura, somente cortando um dedinho e querendo ser Deus!!



Admiro brasileiros que trabalham, que suam a camisa e sobrevivem!!! Admiro os brasileiros que vivem contando os centavos, mas quando chega a Copa ou o Carnaval, esquecem seus problemas e se vestem da melhor qualidade que temos que é a alegria!



Moro fora do Brasil há quase 20 anos e essa é a minha 5ª Copa no exterior. Adoro essa época, pois nós brasileiros viramos o centro das atenções, não só porque somos os melhores, mas pela festa que promovemos e faz com que todos queiram ser brasileiros ou ter um pouco de brasilidade dentro de si.



Em 2006 fui fazer pintura de rosto num local onde era uma festa organizada por brasilieros pra brasileiros e quando as pessoas me pediam pra fazer a pintura eu dizia o preço e estas logo tentavam ‘ o jeitinho brasileiro’ comigo pra que eu fizesse sem cobrar. Não fiz pintura, não ganhei um trocadinho, mas também não gastei minhas tintas nem perdi meu tempo, aprendi a lição que quem vai me dar valor, pois trabalho, são os estrangeiros, pois foi assim que aconteceu em 1998; e esse ano me concentrei a ir num lugar que promove o Brasil para estrangeiros.



Ontem, sentada na entrada do Guanabara, com minhas tintas, as pessoas passavam por mim e me pediam pra pintar, eu dizia logo o preço, então, os brasileiros riam, como se fosse piada. Ontem eu pintei gente do Cazaquistão, Jamaica, Nova Zelandia, Inglaterra, Irlanda, França, Paquistão e duas brasileiras, sendo uma delas eu mesma!!! De cada um desses estrangeiros eu ouvia ‘confissões’ tipo: ‘secretamente eu já desisti da Inglaterra e hoje tô assumindo que torço mesmo é pelo Brasil’. ‘ No meu país é tudo muito sério, gosto da alegria dos brasileiros’.... mas será que eles iam gostar de também desse lado do ‘jeitinho brasileiro’?



Tenho orgulho sim de ser brasileira, orgulho do carnaval, orgulho da desorganização, orgulho do futebol, do voley, dos pilotos de fórmula 1, orgulho do calor, orgulho das praias, das florestas e tudo que tansmite a nossa ALEGRIA, tenho orgulho de fazer parte de uma nação que traz ALEGRIA pro mundo!!



E vamo que vamo Brasil! Sem jeitinho, mas sim com muito suor, lágrimas, samba no pé e alegria!!!


Eu no jogo da estreia do Brasil na copa de 2010!


Eu e meu primeiro cliente do segundo jogo do Brasil, um 'brasileiro jamaicano'!


Essa é a moça do Cazaquistão que virou brasileira por um dia!!!


Depois de ter sido pintado por mim o Neo Zeolandês foi curtir a festa!


Malcolm, Inglês que adora o Brasil e fala até português! Pintei-o também em 1998 no Salsa!


David, abraçando sua bandeira do Brasil:eu!



A pernambucana que me prestigiou!!

Eu e a Jackie no meu cantinho de pinturas!!!



Até a próxima!!!

7 comments:

  1. Aída, minha filha!
    Fiquei muito satisfeito com a postagem que vc. colocou - Orgulho de ser brasileira - Sim vc sempre foi assim. Não há mais do que eu para corroborar na sua afirmativa. Os politicos, esses não somente querem o seu bem estar, com mensalões e outras coisas mais. Enquanto o Brasil está investindo em Cuba, no porto maritimo de lá os portos do nosso Brail, estão sucateados. O terremoto do Haití, o governo soltou muito dinheiro para lá. Seria justo que para o Brasil, fosse feito o mesmo. Alagoas hoje, devido as chuvas tem 12 ou 13 cidades desabrigadas com 19 mortes, até agora, 1.900 desaparecidos e 70.000 desabrigados.
    Um beijo do seu
    Pai

    ReplyDelete
  2. Brigada Pai!!!
    E eu nem sabia dessas chuvas todas....
    Escrevi hoje isso pois outro dia saiu na BBC que o governo brasileiro estava ajudando a classe trabalhadora a comprar a casa propria, e fez parecer que o tal do home tranformou o Brasil num paraiso.....eu disse a David, va ver onde sao as casas.
    Pois e exatamente isso que tenho vergonha, pois os nossos governantes querem cuidar dos outros mas nao cuida de nos!!!
    Bigada pela visita pai!
    Te amo
    Beijos
    Aida

    ReplyDelete
  3. E eu tenho uma raiva desse povo que não dá valor ao trabalho dos outros!

    ReplyDelete
  4. Pois e Nadia!!!
    Voce deve saber como e isso.... so dao valor quando 'fica famoso'.....kkk
    Mas continuemos, quando a gente tropeca a gente vai pra frente!!!
    Beijos e brigada pela visita!!
    Aida

    ReplyDelete
  5. Adorei todas as suas artes e digo q pagaria pra vc fazer um coração desse q fez na pernambucana, lindo de morrer. Eu me produzo toda pois como uma boa "guerreira" acredito q a gente tem q caprichar pra enfrentar as batalhas,rs. E a Lili, pq não te prestigiou tb?!?!?!? Conhece a Viviane, amiga de lili lá do banco??? Ela tá gravida e disse a ela q queria ver sua barriguinha pintada de verde a amarelo,rs. Ela achou graça e me perguntou como pintar??? Com q tinta,rs, eu sinceramente não sei, mas arrisquei um palpite: "pinta com tinta guache ou qq uma a base de água". Na verdade eu não tinha pensado em arte, mas aqueles borrões mesmo. Qdo vi este post aqui pensei q ficaria linda uma arte sua na barriguinha gravidissima da Vivi,rs. Parabéns pelo trabalho Aida!!! Sorte pra nós pq ai vem Portugal, embalado pela goleada na pobre Coreia q a gente só consegui aplica 2 gols,rs, futebol não tem mesmo lógica.
    mil bjs

    ReplyDelete
  6. A proposito do coments do seu papi, acabei de ver na TV q a situação em Alagos e Pernambuco é terrivel, pensei em vc na hora, pq no seu Estado a coisa tá feia mesmo. Deus ajude o povo de la q já sofre tantos com os politicos q não merece ter, ai ai ai, melhor nem entrar nessa seara,rs
    gde bjo

    ReplyDelete
  7. Oi Fatima!!!
    Eu cheguei la no Guanabara meio atrasada por causa do metro e ela ja tinha chegado la, so me encontrei com ela no fim, por isso que ela nao foi pintada.....kkkk
    Pois e fiquei sabendo ontem dessa tragedia.... em pensar que o Lula mandou dinheiro pro Haiti pra dar ibope internacional e agora porque ele nao cuida do seu Estado e do vizinho? Nao da ibope na frente da midia internacional.....
    Deixa pra la, a gente tem que , como 'verdadeiro' brasileiro sair dessa sozinho!!! Como sempre...
    Eu sei quem e ela, e vou ate propor pra fazer um lance que tenho muita vontade, so me falta achar a gravida!!! As tintas que uso sao proprias pra pele e sao a base de agua, mas guache tambem vale!!!
    Beijos e brigada pela visita!!!
    Aida

    ReplyDelete