Thursday 26 August 2010

Dicas de Compras - Base

Quando comecei esse blog não foi pra promover produtos e tenho ficado longe disso pois sou independente, não trabalho pra empresa nenhum e gosto de ter minha liberdade de escolher os produtos que vão me dar um melhor resultado, porém algumas de minhas leitoras me pediram dicas de produtos de maquiagem pra comprar, pois vão viajar ou conhecem alguém que está de viagem marcada pro exterior e me perguntam o que comprar, pois nas bandas de cá existem muitas coisas de todos os preços e que podem ser boas ou ruins. É por essa razão que resolvi fazer uma série de posts dando dicas de compras.
Vou começar pela base. Como o nome já diz, esse produto é a base de uma boa maquiagem. Existem muitos produtos no mercado, de deixar qualquer pessoa confusa, também não é pra menos toda empresa quer capitalizar nesse produto que é sempre o que custa um pouco mais.
Os tipos de base que se encontram no mercado são basicamente 3: Líquida, cremosa e ‘powder foundation’ que é uma mistura da cremosa com pó. Esses três tipos podem ser subdivididos em vários tipos, mas basicamente é isso. A líquida tem uma cobertura mais natural, é mais maleável e se incorpora bem à pele. A cremosa é mais rica e dependendo do tipo pode dar mais cobertura que a líquida ou simplesmente mais conforto pra quem tem a pele seca. Já a ‘powder foundation’ tem uma cobertura digamos que ‘completa’, ou seja, é praticamente uma máscara. Pra quem tem uma pele bastante oleaosa essa base cai bem, pois sendo mais seca ela é mais resistente à oleosidade da pele, mas aconselho a usá-la somente para retoques e com um pincel.
O mais importante, depois de escolher o tipo de base que quer é prestar atenção nas cores. Normalmente nós temos 2 ou mais tons no nosso rosto, pra melhor adaptação da cor temos que escolher um ton intermediário. Uma base muito clara reage com a pele deixando-a cinza e fica muito difrente do pescoço parecendo uma máscara. Pra quem tem pele rosada procure uma cor de base com o ton amarelo, pois o amarelo reage com o rosa fazendo o rosa desaparecer. Pra quem tem pele amarelada procure uma cor de base com tom rosa. Fazendo assim você estará sem muitos produtos corrigindo o ton da sua pele.
Uma coisa que acontece muito aqui é que as pessoas querem parecer um pouco mais escuras e compram bases muito escuras, isso faz com que nas ‘bordas’ do rosto apareçam ‘linhas da maré’ e além de ser envelhecedor deixa a pessoa com ar de suja. Portanto se você no verão tá mais escura e no inverno mais clara tenha uma base pra cada estação.
Hoje em dia sabemos do mal que faz expor a pele ao sol, principalmente o rosto, e é importante sempre ter proteção solar, pra evitar não somente o envelhecimento precoce da pele, mas também outras coisas muito pior. E por causa dessa proteção nossos rostos nunca chegam a ficar da mesma cor do nossos corpos. Muita gente acha que para igualar a cor devemos usar uma base da cor do corpo, mas essa concepção é errada. A base tem sempre que ser a cor exata do rosto e para escurecer usa-se pó bronzeador.
Depois desses detalhes explicados só me resta agora dar a minha dica de base que eu prefiro trabalhar e usar. Não tente economizar na base, ela sendo mais cara é realmente uma garantia de um resultado melhor.
Eu gosto das bases líquidas. Pra mim não existe melhor. A maioria das grandes empresas tem uma líquida que é sempre muito popular. Me afasto de bases muito complicadas, pois na minha experiência não dão o resultado desejado. Hoje em dia tem também as bases minerais que são em pó ou líquidas, mas ainda prefiro as líquidas.
Pessoalmente já usei várias como Estee Lauder, Helena Rubinstein, Dior, Guerlain etc, mas sempre volto pra ‘Superbalanced Makeup’ da Clinique. No meu kit a ‘superbalanced’ da clinique também é muito popular, não só pela textura mas também pelas cores. Ultimamente, por achar que a ‘superbalanced’ tem um defeito(o defeito é que vem numa garrafinha com uma ‘boca’ enorme e eu termino deramando muito na palheta pra usar na cliente) comecei a procurar outra parecida e achei uma melhor, a ‘Face & Body Foundation’ da MAC. O defeito dela é que vem numa garrafinha que não cabe na minha caixa......
Bom, espero que tenham gostado e que se quiserem perguntar sobre algum produto fiquem à vontade.





Lucidity da Estée Lauder, uma das minhas favoritas!
 
Spectacular da Helena Rubinstein, muito confortável apesar de ser 'oil free'.




A queridinha do momento: Face and Body Foundation da MAC.

Até a próxima!!!

13 comments:

  1. Vc fazia caldo verde aqui?
    Mas vc sabe que é um prato típico português e não brasileiro, né?
    Agora vou fazer caldinho de feijão huuumm faz tempo que não faço e to com uma vontade!
    Bjuuu

    ReplyDelete
  2. Adorei esse post, o melhor de todos os tempos! A ignorância aqui não sabia da diferença do líquido para o cremoso, para mim era tudo igual! Tenho uma da clinique que adoro tb, a superfit.Vou testar essa tb.Super esclarecedor!bjs

    ReplyDelete
  3. Brigada Lili!!
    Originalmente a base cremosa é a base com mais cobertura, muito usada em teatro e por 'drag queens' por sua cobertura, porém hoje em dia as vezes isso significa somente que é uma base melhor pra peles mais maduras consequntementes mais secas....
    Próximo produto vai ser corretores....
    Volte sempre.
    Beijos
    Aída

    ReplyDelete
  4. Adorei o post Aida, agora descobri pq minhas makes ficam muito diferentes dos maquiadores profissionais, claro q não deixo de levar em consideração q uma make feita por um profissional vai ser sempre superior a de nós leigas. Vou dar um exemplo pra ficar mais clara a minha opinião. Mes passado fiz um maquiador me arrumou pra um casamento, adorei o resultado, me senti uma "celebs" (rs), ele usou todos os produtos dele e um ou outro meu, mas no geral foi quase tudo dele. Anteontem eu repeti a dose, mas com outra pessoa, excelente maquiador, mas ele me perguntou se eu tinha a minha base, disse q sim e ele a usou, ela não tem "pedigree",rs, é de uma linha nacional Tracta, da qual tenho varios produtos e gosto, mas não chega a se comparar com a MAc, q estou descobrindo justificar a preferencia nacional: a marca é boa mesmo. Então a make ficou lindissima, mas eu achei q ficou muito parecido com o q eu faço,rs, exceto pelo olho q ficou um escandalo de lindo e eu nunca fiz um "pretão" daquele jeito. Tudo isso eu falei pra concordar com vc, a base é tudo, se ela não for 100% a make toda tb não será 100%,rs. Aff...esse coments ta parecendo um testamento, gde bjo

    ReplyDelete
  5. Ah...vou dar uma "chorada" pra ver se ganho uma da Mac da Lili na proxima vinda dela,rs
    bjs

    ReplyDelete
  6. ah (2)...parabéns pela postura "anti jaba". Tá to de saco cheio disso nos blogs,aff...a hora q eu quiser escolher/comprar qq produto eu entro numa loja virtual oou se quiser uma opinião eu peço, como suas leitoras fizeram, tá cansando a beleza essa onda q tá tomando conta de todos os blogs. Post como esse seu agora é até legal, vc tá fazendo uma comparação, dando sua opinião como profissional q usou todos eles, é diferente.
    gde bjo

    ReplyDelete
  7. Oi Fatima!!!
    Brigada por me prestigiar!!! Pois é, meu blog é pra mostrar meu trabalho, compartilhar meu conhecimento e experiencias.
    Quanto a base brasileira acredito que seja boa e de uma certa forma deve funcionar bem pro clima tropical.
    Talvez voce nao tenha achado muita diferenca na segunda maquiagem por ele ter usado a sua base. Eu acredito que tudo e costume. Quando voce comeca um perfume novo, nos primeiros dias voce passa o dia com o cheiro no nariz, mas depois voce acostuma e nao sente mais o cheiro. Nao foi o perfume que perdeu o cheiro foi seu nariz que acostumou. Isso acontece com todos os nossos sentidos. A maquiagem do primeiro maquiador voce achou mais diferente pois ele usou os produtos dele!!!
    Beijos e apareca sempre...
    Aída

    ReplyDelete
  8. Oie querida...adorei as dicas...caíram como uma luva...ahhhhh...o batom da MAC chegou ontem...AMEI!!!sua sugestão foi preciosa...amei a cor...muito obrigada...mil bjs

    ReplyDelete
  9. Olá!
    Vc já experimentou a Diorskin Nude? Se sim, o que vc achou?
    Bjs!

    ReplyDelete
  10. Oi!
    Nao, eu nunca usei, mas amanha dou uma checada nela e digo o que achei.
    Brigada plea visita e volte sempre!
    Beijos
    Aída

    ReplyDelete
  11. Oi!
    Como prometi dei uma checada na base que voce falou(diorskin nude) e gostei muito. Achei a textura leve, talvez por ser gel.... A única coisa que nao gosto nessas bases compactas sao as esponjas que vem com elas, so faz voce gastar o produto que fica todo na esponja. Aconselho a usar os dedos ou um pincel. Se for usar esponja use a esponja natural que é muito melhor de aplicar o produto e esta tem que estar umida entao vai fazer a maquiagem durar mais!!
    Beijos
    Aída

    ReplyDelete
  12. Oi Aída,
    Como estou indo prá Mimai no próximo mês,lembrei desse seu post sobre base e resolvi passar por aqui e ler com muita calma pois estou precisando urgente mudar a que estou usando.Há algum tempo que uso a superbalanced da Clinique, ela é ótima, o problema sou eu que decidi que quero outra, quero ver se consigo alguma coisa mas leve, de repente comecei a achar essa pesada,pode? claro que é coisa da minha cabeça de quem não entende nada!
    Acho que vou ficar com a sua preferida do momento: MAC, esse seu post foi decidido para mim.
    Valeu a dica!!
    Bjs,
    Núbia

    ReplyDelete
  13. Oi Núbia!!
    Trocar de base é sempre bom, pois depois de um tempo usando a mesma voce acostuma com o efeito e pensa que nao está fazendo nada.
    Eu to amando essa base da MAC pois alem de ser mais leve ela da um 'glow' na pele perfeito!!
    Beijos
    Aída

    ReplyDelete