Desde que comecei esse blog que tenho planos de escrever sobre fotografia pois sempre foi uma de minhas paixões. Posso até dizer que uma das razões que quiz me aprofundar em maquiagem foi fotografia.
Quando tinha 10 anos ganhei minha priemira máquina fotográfica, uma instamatic da Kodak e que o filme era um cartucho, e foi aí que me apaixonei. Antes disso ja gostava de ver os albuns que a mamãe organizava com fotos nossas. Momentos eternizados. Depois comecei a usar uma camera do papai que era uma uma simples Olympus Pen, que pegava um filme 35mm e duplicava o numero de fotos. Ótima camera, porém era uma fortuna de revelação e eu levava muita bronca por tirar muitas fotos e gastar muito dinheiro. Mais tarde, quando tinha 18 anos fui pros Estados Unidos e sem permissão de meus pais comprei uma camera cannon, AE1 Program, era o ultimo modelo, e eu comecei minha aventura com fotografia. Com essa camera guardei grandes e muitos momentos de minha vida. Viagens, nascimento da Nanda, mais viagens e simplesmente ocasiões importantes ou não. Gostava muito de ler e tentar colocar em prática o que lia. Às vezes dava certo, e muitas vezes não, mas tava aprendendo. O preço de filmes e revelação era o que me limitava. Quando vim morar aqui comprei duas lentes Sigma, uma grande angular e uma teleobjetiva. Foram muitos anos de diverssão e viagens. Aí chegou a era digital e eu só sosseguei quando comprei uma. Pra começar, comprei o que na época era a melhor e com um preço mais razoável, finalmente estava entrando na nova era com uma Cyber Shot da Sony, que por sinal ainda tenho, porém as baterias dela só funcionam agora se estiver ligada direto na tomada. Isso foi em 2002. Adorava minha sony, pequena, podia levar pra todo lugar, mas faltava alguma coisa, o mundo digital desenvolvendo e eu me sentindo presa àquela camera, que hoje chamo de máquina de retatos. Eu tirava fotos legais, porém não tinha flexibilidade e eu sentia que tirar uma foto olhando através de uma telinha não tem a mesma intimidade que olhar pelo ‘view finder’, eu tava precisando fazer um upgrade pra continuar e agora melhorar, pois não tinha mais limitações de filme e revelação. Finalmente em 2008 comprei uma Digital SLR, comprei cannon EOS 450D pois já conhecia o mesmo tipo de camera e achei que era a mesma coisa. Com a camera na mão, agora era reaprender a fotografar, pois tirar retrato digital eu já sabia.
Pra mim foi a melhor terapia que pude, pois estava passando por maus momentos e tava me sentindo tão vazia que nada me deixava relaxada, ou satisfeita. Voltei a fotografar, saia de casa com as duas cameras a pequena e a grande e chegava em casa comparando as fotos. Aos poucos fui deixando a pequena de lado e só usando a grande. Não que fotografar substituiu minha perda, porém preencheu a necessidade que eu tinha de fazer uma coisa que me preenchesse e que me desse tempo comigo mesma.
Um amigo de meu irmão me disse uma vez: Fotografar pra mim é uma conversa com a alma. E é mesmo, voltei a fotografar, voltei a converser com minha alma. Quando estou olhando o mundo pelo buraquinho da camera, não existe nada ao meu redor, somente eu e a camera.
No começo eu achava que era mais importante sair na foto que tirar, mostrar que tive no lugar, mas isso era porque o filme limitava a criatividade, hoje minha opinião mudou, gosto de sair e ter pelo menos uma foto com o background do lugar que estou fotografando, mas o mais importante é ver o lugar através do buraquinho pra marcar os momentos do que vi e de como estava me sentindo naquele momento. A minha fotografia é como eu vejo os lugares e as coisas.
A fotografia digital também me ajuda muito com meu trabalho. Tenho um resultado instantâneo do resultado das maquiagens, o que me ajuda a corrigir coisas que possam dar um resultado errado na camera. Antigamente usava uma polaroid….
Fotografia é uma paixão que tenho mesmo antes da maquiagem e talvez por isso que gosto de tê-la somente como paixão pois é uma coisa ítima, só minha!
Vou deixar voces agora com muitas fotos, da instamatic até a camera atual.
Acima alguns exemplos de fotos com minha instamatic, as fotos eram quadradas. No foto de cima: Fernandinho, Marininha e Ricardo em 1978. Na foto de baixo: eu e Lula em 1977
Já pegando carona na Olympus Pen do papai. No topo: Eu e Ricardo 1975. No meio: mamae e Ricardo devia ser por volta de 1980. E logo acima: Ricardo 1982, e a mamae ainda colocava algodao na árvore pra dizer que era neve!!!! A maioria das fotos tirada nessa camera estao no Brasil, pois usava mais pras viagens do Ballet.
Aí eu voltei dos Estados Unidos com minha Canon AE1 Program. No topo: Mamae e Ricardo 1983. Logo abaixo: Daniela semmpre linda, 1984. Terceira foto de cima pra baixo: Mamae e Ricardo no aniversário dela em 1985. Quarta foto de cima pra baixo: No Rio Niquin com Ricardo, Pixote e Lula em 1986. Na foto acima: Marininha, eu Dani Zanzan e Ricardo em 1987, o fotógrafo foi o Nando.
A partir de 1988 veio a Nanda, a minha modelo!!!! Notem que essas fotos nao foram escaneadas, foram fotografadas com minha Sony Cyber Shot.
Acima, mais alguns momentos com minha Cannon AE1 Program
Acima momentos gravados pela minha Cyber Shot da Sony. Comecando por Londres em 2002 e Miami com os Flamingos e Londres de novo com a Cow Parade. Em 2003 no Chipre no lado Turco. 2004 no carnaval de Notting Hill e em Ivrea na Itália com o Pi. 2005 comecei a descobrir o condado de Hertfordshire. 2006 me mudei pra St. Albans e em 2007 em Wells-on-the-beach.
2008
2008/2009
2009
2010
2011
E finalmente recomecei a fotografar em 2008 quando comprei uma Canon EOS 450D e com isto mais motivos pra sair de casa e bater um papo com minha alma!!! De cima pra baixo: Pratiocanod com a camera nova no parque em St. Albans tirando foto da catedral. Em Malta, na ilha de Gozo. Em Paris com a Nanda e Londres também. Em 2009 em Brighton, nos canais de Londres, Mersey Island, Newcastle, o parque de escultura de Yorkshire, Roma e o Vaticano. Em 2010 Southend-on-sea, Stonehenge, Casas vazia em St. Albans esperando pra serem demolidas, A casa Knebworthy, Mersey Island o lado inabitado, Frinton a melhor praia que já fui por aqui, 'Elephant Parade' em Londres, Palácio de Blenheim lugar onde nasceu o Churchill, a chegada do outono atrasada, prolongada e bem admirada na árvore em frente a minha casa, o inverno chegando adiantado e com muita neve e um por-do-sol pra despedida do ano. Em 2011 um início belo com um por-do-sol bem mais perto!!!!
Esse post saiu grande, mas é impossivel falar de fotografia e não mostar a evolução, pelo menos a minha evolução!!!
Até a próxima!!!
Adorei!!!!!
ReplyDeleteBrigada Nádia!!
ReplyDeleteO dificil foi escolher as fotos.....
Beijos e volte sempre
Aida