Friday 7 January 2011

A História da Maquiagem – 1910 até 1919

Nada como começar o segundo ano da segunda década do século XXI falando da segunda década do século XX!!!

A primeira guerra mundial dominou essa década, pois foi uma década dividida em  dois tipos de sociedade: sociedade pré e sociedade pós guerra sendo estas radicalmente diferentes. A primeira foi caracterizada pela morte do Rei Edward VII e apesar da mudanças que a sociedade ‘eduardiana’ fez , socialmente as coisas eram as mesmas de antes. Para quem tinha dinheiro a ‘Belle Époque’ continuava sendo símbolo de status. Mas a guerra trouxe mudanças para todos, uma vez que poucos foram poupados da dor da perda de um membro da família ou intocado por alguma outra experiência dos seus efeitos. A maioria das mudanças sociais ocorreram de repente ao invés de gradualmente, e depois do conflito era impossível de imaginar que as coisas voltariam a ser como antes.


Durante a guerra, lembretes da severidade da situação eram vistos em todos os lugares. A maioria das mudanças foi forçada na rígida sociedade anterior à guerra. As demontrações das feministas que aconteciam em Whitehall em Londres, não eram mais debatidas ou debochadas, as mulheres eram procuradas pra ajudar, segurar o ‘fort’ e também para alimentar e ajudar os doentes e feridos.

As feministas que eram debochadas e debatidas, tornaram-se a principal base de apoio durante a guerra!


Os rostos da década foram:

Lillian Gish que ficou conhecida como ‘a primeira dama do cinema mudo’. Sua beleza frágil escondia uma profunda emoção que explodia de uma maneira poderosa, um estilo ideal para os melodramas de seu diretor e mentor, o grand D.W. Griffith.

Lillian Gish, jeito frágil mas um vulcão de emoção!

 
Mary Pickford cativou as audiencia como a ‘Queridinha do Mundo’ com seu charme de menina. Um mulher de negócios esperta, ela fundou a a ‘United Artists’ (união dos artistas) com D.W. Griffith, Charlie Chaplin e Douglas Fairbanks, com quem ela se casou em 1920.
Mary Pickford e sua beleza de menina!!!

Os fundadores da United Artists: Douglas Fairbanks, Mary Pickford, D.W. Griffith (diretor e mentos da Lillian Gish) e Charlie Chaplin

Gloria Swanson que se formou na ‘Mack Sennett Keystone Company’, onde ela estrelou em comédias romanticas, pra virar super estrela com Cecil B. De mille. Suas roupas eram mostradas nas revistas de moda, e para milhões ela era o ‘glamour’ personificado.
Gloria Swanson, toda glamourosa!!!


A Aceitação gradativa da maquiagem pela sociedade foi largamente suspensa durante a guerra, enquanto que na sociedade pré-guerra a sociedade adotou o ‘look’ teatral que caracterizava a nova moda de Poiret, que como Chanel estava interessado em comercializar seus próprios perfumes. O clima predominante entre 1914-1918 foi de que se deve prestar atenção nas despesa e renunciar ao uso de cosméticos em favor de uma maior necessidade prática. Um pouco de ‘rouge’ aplicado modestamente era permitido, e pronto.
Poiret dando o toque final no seu design, roupas teatrais!!!


O primeiro perfume de Poiret, La rose de Rosine


François Coty foi uma das grandes personalidades dessa década. Ele entrou no mundo dos cosméticos depois de ver a ‘Feira Mundial de Paris' em 1900. Ele era da região da Córsega, possuindo assim um espírtito romântico de um artista, mas usando isto como vendedor que era, para vender seus produtos. Ele acreditava que se você inventou um delicioso perfume e vendeu ele dentro de lindos frascos a um preço razoável, não poderia dar errado. Ele provou o bom senso nessa idéia repetidamente, e apesar de que ele tinha frascos desenhados por grandes artistas, como Lalique, seus preços eram extremamente razoáveis. Ele ganhou a reputação de genio, e sua empresa ainda está fundada sobre nos princípios originais. Sua embalagem era de primeira, até em cosméticos como pó e batom, e ele foi o primeiro a introduzir o conceito de uma gama de produtos, todos numa fragrância em particular. Os perfumes mais conhecidos de Coty são Le Muguet em 1910, e mais tarde L’Aimant and Complice.
Talco Le Muguet de Coty


O frasco do perfume L'Aimant da Coty por Lalique!


Complice da Coty



A evolução real da maquiagem começou à partir dessa década. Até lá, as mulheres faziam suas próprias forma de máscara para os cílios adicionando gotas quentes de cera na ponta dos cílios. Algumas mulheres usavam vaselina para essa finalidade. A primeira máscara para os cílios formulada foi nomeada Mabel, a irmã do seu criador, T. L. Williams, que utilizou este método. Esta máscara para os cílios é conhecida hoje como Maybelline. Vogue deu destaque às mulheres turcas usando henna para delinear os olhos e a indústria de filme imediatamente teve interesse. Esta técnica deixa os olhos maiores, e a palavra "vamp" ficou associada às mulheres que usavam henna nos olhos, vamp sendo abreviação de Vampiro.

T.L. Williams que deu os primeiros passos para criação da máscara para os olhos que conhecemos hoje!!!!

Durante esta década, os primeiros pós pressionados foram introduzidos que incluía um espelho e uma almofadinha para retoques. Blush em pó pressionado veio logo depois. O caixa de metal de batom, inventada por Maurice Levy, tornou-se popular. Além disso, durante este tempo, o batom foi tatuado nos lábios por George Burchett, que também era conhecido como o "Doutor Beleza". Este método nem sempre funcionava, e você pode imaginar as terríveis conseqüências.
George Bruchett, o 'Doutor Beleza', apenas um tatuador que tatuava batom nos lábios das mulheres!

Nessa época Max Factor ainda trabalhava para a corte Russa fazendo perucas, mas já estava à caminho dos Estados Unidos onde criou seu império. Em 1908, Helena Rubinstein deixou a Austrália e foi pra Inglaterra para estabelecer seu salão de beleza e negócio de cosmético, especializando-se em produtos pra pele, e dois naos mais tarde Elizabeth Arden abriu seu salão em Nova York, estava começando assim o mundo da beleza que conhecemos hoje!


Bibliografia: Decades of Beauty by Kate Mulvey & Melissa Richards

                   The Face of the Century by Kate Castelbajac
Tradução: Aída




Até a próxima!!!

No comments:

Post a Comment