Thursday, 24 June 2010

Smokey Eyes

Há uns messes atrás entrei em contato com a Hanna, uma menina que eu tomava conta dela logo que cheguei aqui. Ela é da mesma idade da Nanda e pra mim ela virou minha filha inglesa. Perguntei a ela se topava ser modelo pra mim, modelo de maquiagem, ela topou na hora, mas na época ela estava em aula e combinamos quando ela entrasse de férias pra gente marcar.
Finalmente conseguimos marcar e aconteceu semana passada na sexta dia 18/06, e como tinha pedido ela chamou mais duas amigas. Foi uma tarde super-divertida, rimos muito e pude rever todo mundo, memos o Alex que no momento está curtindo lá pelas bandas do Vietnã.
Vou começar essa série com a amiga dela, a Jen ou Jeniffer Long, estudante, faz Sociologia e Psicologia na Universidade de Brighton, onde divide um apartamento com a Hanna. Elas se conheceram em Wandsworth Commom que é um parque no sul de Londres, perto de Streatham onde os pais da Hanna moram e ela também quando está de férias! Escolhi fazer o ‘smokey eye’ nela pois ela me disse que raramente usa maquiagem, e pra ela ficar bem diferente fiz uma maquiagem com bem drama!!!
Exitem várias maneiras de se fazer um ‘smokey eye’, já até mostrei um jeito aqui. Nesse post vou usar mais cores, mas o mais importante dessa maquiagem é o ‘blend’, ou o esfumaçar das cores.


Vamos à maquiagem:

Aqui pra começar está a Jen sem nada.


1. Comecei, como sempre faço, pelos olhos, mais fácil de trabalhar sem me preocupar com a ‘sujeira’ ao redor. Apliquei a base e fiz uma linha ao redor dos olhos com um lápis preto.
2. Com uma sombra bem preta, a mais escura que tenho, passei por cima do lápis pra fixar e apliquei acima da linha inicial pra deixá-la mais grossa. Em seguida com um preto um pouco mais claro fiz outra linha acima .
3. Agora foi a vez de uma sombra cinza, e logo acima dela uma sombra branca.
4. Depois foi só esfumaçar com um pincel limpo, pra tirar as linhas óbvias. Com essas cores as linhas são muito difíceis de desaparecer devido ao contraste, mas o importante é suavizá-las ao máximo.
5. Aplicar a sombra cinza sobre o traço preto na pálpebra inferior pra fixá-lo e ao mesmo tempo suavizá-lo.

6. Pra finalizar, apliquei o lápis preto na parte interna dos olhos e sobre a base dos cílios pra cobrir tudo de preto. Pra dar mais definição, passei um delineador líquido e coloquei 3 cílios postiços individuais tamanho médio, no canto de fora do olho.

Abaixo os produtos usados pra fazer o ‘smokey eye’:
 Base – Face and Body Foundation da MAC
Lápis - No 1, preto. Kholstyle da Helena Rubinstein
Sombra preta escura da Anna Sui
Sombra preta clara da MAC
Sombra cinza da MAC
Sombra branca da Revlon
Delineador líquido preto da Bourjois
Cílios postiços individuais da Eylure


Com os olhos prontos fiz o rosto:
1. Limpei a ‘sujeira’ embaixo dos olhos pra não espalhar pelo resto do rosto e com uma esponja natural, úmida, apliquei a base no rosto, evitando chegar muito perto dos olhos. A esponja molhada ajuda a maquiagem a ficar mais tempo na pele.
2. Com o mesmo pincel que apliquei a base nas pálpebras da Jen no começo da maquiagem, apliquei a base embaixo dos olhos e do lado de fora consertando pra que tudo fique nivelado nos dois olhos. Pedi a Jen pra baixar um pouco a cabeça, mas continuar olhando reto pra eu poder achar suas olheiras.
3. Passei o corretor exatamente na parte escura pra nivelar com as outras áreas.
4. E quando ela levantou a cabeça as olheiras não estavam mais lá. Mesmo queas olheiras ainda apareçam depois do corretor, deixe-as em paz, pois quanto mais tentamos cobrir mais chamamos a atenção pra área.
5. Apliquei o pó pra fixar a base e o corretor.
6. E apliquei o blush, evitando a área do queixo, pois ela tem um queixo pequeno.



1. Para finalizar, apliquei um brilho tranparente, mas um pouco cor-de-rosa. Coloquei um ‘strass’ na parte da sombra, só de um lado.
2. Apliquei rímel preto nos cílios.
3. Preenchi as falhas das sobrancelhas.
4. Passei o gel nas sobrancelhas pra mantê-las no lugar.






Abaixo estão os produtos usados no rosto e na finalização da maquiagem:
 Base – Face and Body Foundation da MAC
Corretor – Touché Magique da L’Oreal
Pó – Pó solto sem cor da RCMA
Blush – Bronzing powcer da Helena Rubinstein
Brilho – Lip gloss Sweet Jelly da Rimmel
Rímel – preto à prova d’água da Rimmel
Preenchedor de sobrancelha – sombra marron-cinza da Screen Face
Fixador de sobrancelha – rímel transparente (ou quase) da No 7




E aqui está o resultado final antes de eu mudar o cabelo dela. Uma mudança não muito grande!!!

Aqui o ‘look’ final, com o cabelo preso de lado.

Detalhe dos olhos!!

A comparação!!


Espero que tenham gostado!



Thank you very much Jen!!

Até a próxima!!!






Monday, 21 June 2010

Orgulho de Ser Brasileira!

Tô aqui com mil idéias e posts pra fazer, mas tem uma coisa que vem martelando dentro de minha cabeça há muito tempo e agora com a Copa eu posso falar, mas é mais um desabafo engasgado na minha garganta que vem me sufocando o peito.



Tenho orgulho, mas muito orgulho mesmo de ser brasileira, pois somos um povo alegre, festeiro, de paz e sabemos sobreviver nas situações mais estranhas. Não tenho esse orgulho por que o político tal ta fazendo isso ou aquilo e o Brasil tá crescendo, NÃO, esse meu orgulho vem de presenciar na minha vida pessoas fenomenais driblando a dureza da vida e chegando lá, onde todos querem chegar com muito trabalho honesto, muito suor, NENHUM apoio de governante nenhum. Esse pra mim vai ser sempre o verdadeiro brasileiro!!!



É triste dizer que tenho vergonha de nosso governo, das pessoas que nos representam, pois estas são adeptas do ‘famigerado’ ‘jeitinho brasileiro’, um ‘jeitinho’ que na realidade deveria ser chamado de ‘enrolação brasileira’, é aquela coisa de querer cortar o caminho pra chegar na frente sem se importar em quem tá pisando ou prejudicando, simplesmente chegar lá, sem trabalho, sem esforço, sem suor, sem cultura, somente cortando um dedinho e querendo ser Deus!!



Admiro brasileiros que trabalham, que suam a camisa e sobrevivem!!! Admiro os brasileiros que vivem contando os centavos, mas quando chega a Copa ou o Carnaval, esquecem seus problemas e se vestem da melhor qualidade que temos que é a alegria!



Moro fora do Brasil há quase 20 anos e essa é a minha 5ª Copa no exterior. Adoro essa época, pois nós brasileiros viramos o centro das atenções, não só porque somos os melhores, mas pela festa que promovemos e faz com que todos queiram ser brasileiros ou ter um pouco de brasilidade dentro de si.



Em 2006 fui fazer pintura de rosto num local onde era uma festa organizada por brasilieros pra brasileiros e quando as pessoas me pediam pra fazer a pintura eu dizia o preço e estas logo tentavam ‘ o jeitinho brasileiro’ comigo pra que eu fizesse sem cobrar. Não fiz pintura, não ganhei um trocadinho, mas também não gastei minhas tintas nem perdi meu tempo, aprendi a lição que quem vai me dar valor, pois trabalho, são os estrangeiros, pois foi assim que aconteceu em 1998; e esse ano me concentrei a ir num lugar que promove o Brasil para estrangeiros.



Ontem, sentada na entrada do Guanabara, com minhas tintas, as pessoas passavam por mim e me pediam pra pintar, eu dizia logo o preço, então, os brasileiros riam, como se fosse piada. Ontem eu pintei gente do Cazaquistão, Jamaica, Nova Zelandia, Inglaterra, Irlanda, França, Paquistão e duas brasileiras, sendo uma delas eu mesma!!! De cada um desses estrangeiros eu ouvia ‘confissões’ tipo: ‘secretamente eu já desisti da Inglaterra e hoje tô assumindo que torço mesmo é pelo Brasil’. ‘ No meu país é tudo muito sério, gosto da alegria dos brasileiros’.... mas será que eles iam gostar de também desse lado do ‘jeitinho brasileiro’?



Tenho orgulho sim de ser brasileira, orgulho do carnaval, orgulho da desorganização, orgulho do futebol, do voley, dos pilotos de fórmula 1, orgulho do calor, orgulho das praias, das florestas e tudo que tansmite a nossa ALEGRIA, tenho orgulho de fazer parte de uma nação que traz ALEGRIA pro mundo!!



E vamo que vamo Brasil! Sem jeitinho, mas sim com muito suor, lágrimas, samba no pé e alegria!!!


Eu no jogo da estreia do Brasil na copa de 2010!


Eu e meu primeiro cliente do segundo jogo do Brasil, um 'brasileiro jamaicano'!


Essa é a moça do Cazaquistão que virou brasileira por um dia!!!


Depois de ter sido pintado por mim o Neo Zeolandês foi curtir a festa!


Malcolm, Inglês que adora o Brasil e fala até português! Pintei-o também em 1998 no Salsa!


David, abraçando sua bandeira do Brasil:eu!



A pernambucana que me prestigiou!!

Eu e a Jackie no meu cantinho de pinturas!!!



Até a próxima!!!

Monday, 14 June 2010

Um dia no Parque!

Nesse post vou falar de uma colaboração mútipla!!
Aconteceu em 2004, um maquiadora, que não é mais maquiadora, me ligou perguntando se eu poderia fazer esse trabalho no lugar dela, pois ela tinha que viajar e não queria dizer ‘não’ ao fotógrafo. Como eu estava de bobeira topei na hora. Não foi trabalho pago, foi uma colaboração entre o fotógrafo, a maquiadora (eu), o ‘designer’ e as modelos. O que ganharíamos com isso? A Foto do nosso trabalho, feita profissionalmente pra colocar nos portofólios de cada um!!! Uma maneira também de conhecer outras pessoas numa indústria em que envolve meu trabalho.
Essa menina me colocou em contato com o fotógrafo, pois era o contato dela. Foi um sábado ensolarado e nós fomos pro Richmond Parque. Nos encontramos na estação onde nos apresentamos e de la fomos caminhado pro parque, decidimos o lacal e cada um começou a montar seus equipamentos. O fotógrafo procurando os melhores lugares, eu arranjei um muro pra sentar as meninas pra maquiá-las e o designer tirou as roupas da mala e pendurou-as num poste pra desamassar....
O designer, um estudante de ‘Fashion Design’, espanhol, chamado Fernando foi quem deu o pontapé inicial pois precisava das fotos pro trabalho final dele na faculdade. O Vincent, o fotógrafo que também terminando seu curso precisava de contatos pra começar sua vida profissional , as modelos (uma loira: Leni e uma morena: Tilie) começando suas carreiras sempre topam ter a experiêcia e as fotos; e eu que estava começando a viver só de trabalhos ‘free lance’, pois até Julho desse ano eu trabalhava pra Guerlain, vendendo cosméticos numa loja muito chique de Londres, a Harvey Nichols e fazia meus trabalhos ‘free lance’ de noite ou nos dias de folga.
O Fernando me pediu que fizesse a maquiagem nelas e que as sobrancelhas lembrassem chifres de bode. Na Leni ele quiz os chifres verdes e na Tilie ele quiz os chifres ‘magenta’, no final ele pediu que eu tirasse os chifres verdes da Leni e fizesse eles magenta também. Os verdes eram só pra um dos designs dele.....
Foi super  divertido fazer esse trabalho pois não só estávamos fazendo o que gostamos, como também estávamos no parque aproveitando o sol!!!
Dias depois o Vicent forneceu um CD com as fotos pra cada um de nós. Achei ele ótimo pois ele fez as fotos pensando em mim e no Fernando, fotos mostrando a maquiagem e fotos mostrando as roupas do Fernando!!! Bem legal!!
Não me perguntem o que aconteceu com eles. O Fernando me ligou umas vezes pra eu fazer a maquiagem pruns desfiles, mas ele só ligava de última hora e toda vez eu já tinha trabalho pago pros dias que ele me queria então infelizmente tive que dizer não pra ele e aí chegou a um ponto que ele parou de ligar.
Já o Vincent deve estar bem em sua carreira de fotógrafo. No dia que me encontrei com ele pra pegar o CD, ele me disse que estava começando num studio e que estava cheio de trabalho. Pronto depois desse dia nunca mais o vi ou tive contato.
Quanto às meninas depois daquele dia nunca mais tive notícias. Sempre que olho em revistas procuro por seus rostos, mas espero que tenham se dado bem!!



Créditos:



Fotogarafia: Vincent
Designer: Fernando
Concepção da Maquiagem: Fernando e Aída
Maquiagem : Aída
Modelos: Lenie e Tillie



Aí vão as fotos. Espero que gostem:


À esquerda o lugar que escolhi pra fazer a maquiagem e meu equipamento preparado e na outra foto eu esperando as meninas voltarem do banheiro. Foto tirada pelo Fernando com minha Sony.


Maquiando a Leni

Maquiando a Tilie



Leni Com os chifres verdes.

Tilie com 'chifres' rosa escuro.

À partir daqui as fotos são todas do Vicent:


















Até a próxima!!!

Saturday, 12 June 2010

Dia da Alegria!!

Nada como chegar em Maceió e ser recebido por esse sorriso e esse abraço!!!


Hoje é dia dos namorados no Brasil, véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro e há 35 anos atrás se tornou o dia do Ricardo, o dia em que mais uma alegria chegou na minha casa, e ele veio mesmo cheio de alegria!!!



Sempre sorrindo, Ricardo conquistou todo mundo a sua volta, não só nós, mas os amigos, os amigos dos amigos, as famílias dos amigos, etc... era só olhar pra ele e ver aquele sorriso estampado e um brilho no olhar, pois o sorriso dele sempre vinha acompanhado desse brilho.....



Nunca o vi passar mais de 5 minutos emburrado e não precisava muito pra colocá-lo de bom humor. Era uma pessoa assim, sem complicação. Achava prazer até nas coisas chatas, e se não tinha prazer ele inventava pra fazer todo mundo sorrir!!



Lembro uma vez que a filha de um amigo de papai de São Paulo se casou e ficou lá na Garça na lua-de-mel. Estávamos todos lá, era verão.... Ela e o marido ficavam impressionados com as peripécias dele, não lembro quantos anos tinha, só lembro que ele fazia todo mundo rir quando chegava em casa contando suas aventuras do dia e ele adorava ser o centro das atenções. No último dia essa paulista, muito tímida fez uma observação que fez todo mundo cair na gargalhada, ela disse: O Ricardo devia ser garoto propaganda de pasta de dente!!! Pra quem não o conhecia, ele quando criança tinha os dentes todos tortos de tanta queda que levava e caia de boca no chão e por causa disso a gente riu muito, porém ela explicou: Ele devia fazer propaganda de pasta de dente pois mesmo com os dentes tortos ele tem o sorriso mais lindo que já vi!! Além do mais ele faz todo mundo sorrir!! Acho que ele levou a sério essa história de ser garoto propaganda pois adorava fazer pose e não falhava, todo mundo ao seu redor sorria com suas poses!



Eu me sinto privilegiada de ter visto esse menino lindo crescer e poder ter contribuido em sua formação e é por isso que sempre vou festejar esse dia em que ele entrou em nossas vidas e nos trouxe muitas alegrias.



Acredito que hoje esteja a maior festa no céu e com certeza todos estão sorrindo com sua alegria!!!



A mim só resta esperar o dia em que vou ver esse sorriso de novo pois tenho certeza nós ainda sorrimos juntos!!



Feliz Aniversário Rico!!!



Saudades!!



Um beijo



Sua Mana que te ama muito!!



Aída

Friday, 11 June 2010

O Assunto é Futebol!

Eu e David em 2006!




‘Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor’…. e é exatamente isso que acontece quando chega a Copa do Mundo, mostramos nosso valor, mesmo que não estejamos tão bronzeados assim, como eu no momento!!!

A cada 4 anos eu, e muitas pessoas como eu, de repente se interessam por futebol, quer ficar por dentro de tudo, mas na realidade não sabemos de nada, o que sabemos é que ‘vai rolar a festa, vai rolar’, e que ‘todos juntos vamos, pra frente Brasil, Brasil, salve a seleção’!!! É uma hora em que todos nós em todas as partes do mundo vestimos ‘a camisa amarela’ e mesmo longe nos sentimos em casa e que o mundo todo virou o Brasil!!!

Pra falar a verdade tudo que leio do time que foi escalado pra essa copa é de que não tá nenhum ‘brastemp’, mas os gringos sempre discordam dizendo que o Brasil é o desafio. Então com esse respeito que os outros têm por nossos dançarinos de samba, jogadores, encho o peito e me animo porque se tem jogo do Brasil tem festa!!!

David fica abismado que durante os outros campeonatos de futebol eu reclamo pois tiram do ar os melohres programas pra passar futebol. Um saco!!

Cresci escutando que sou CRB, o time da minha família em Maceió, não que minha família possua um time, mas o time o qual os ‘Brittos’ torcem...hehe. Mais tarde também simpatizava por outros dois times um do Rio e outro de São Paulo, mas nunca torci por ninguém, simpatizava somente com as cores e a festa que via das torcidas, meu único time é o Brasil mesmo, e até tento torcer pela Inglaterra, mas não rola...

Minha primeira lembrança de Copa do Mundo foi em 1970, quando o papai colocou nós todas na rural e fomos festejar na avenida. Nessa época morávamos no farol. Lembro que parecia Carnaval e São João tudo junto, pois alem dos carros todos na praia da avenida tinha também fogos!!! Então gravei em minha memória que Copa do Mundo é legal!!! Nos anos 80 curti todas as copas, e depois de cada vitória a festa agora era no Fornace na Ponta Verde. Como era bom. Minha última copa no Brasil foi em 90. Em 94 tavacom a Baua e o Dedão hospedados lá em casa então íamos pro centro de Londres, num bar chamado Salsa assistir aos jogos, me diverti muito e tomei todas, sempre chegávamos bêbados em casa, sem falar no dia que o Brasil ganhou e a gente foi pra Trafalgar Square, tiramos fotos com policiais e nos esbaldamos de alegria!! Em 98 fiquei meio preocupada pois não tinha hóspedes e ficar em casa assistindo jogo com o ex (na época ainda marido) não ia dar, então antes da Copa fui lá no Salsa pra pedir permissão a eles de fazer Pintura de Rosto, eles toparam e todo jogo do Brasil eu tinha lá uma mesa onde eu fazia as pinturas, ganhava minha graninha e ainda curtia o jogo com gente que torcia pelo Brasil. Pena que o Brasil perdeu, mas a festa foi muito legal!!! Em 2002 não pude fazer pintura de rosto pois trabalhava ‘full time’ e não me organizei, porém no meio da copa fui pra Miami e la torci com Núbia, Douglas, Natália e Martina. A festa da vitória foi em Miami Beach e de lá fomos direto pro aeroporto pois já tinha perdido o vôo um dia antes. Em 2006 fiz pintura de rosto num bar em Camden, porém lá as pessoas não se interessaram e no final eu me aproveitei disso pra ir lá e entrar de graça. Fui também assitir com David alguns jogos da Inglaterra, vestida de Brasil é lógico!!

Esse ano estou planejando fazer pintura de rosto no Guanabara. Já me deram carta branca e agora é só chegar lá com as pinturas e curtir a festa!!



Vamo que vamo Brasil!!!


Copa 98


Copa 98


Mudei as cores do Tigre e ficou o Tigre Brasileiro!!!
Me pintei pra testar... Copa 98


Eu e a Bete no Salsa em 98


Uma estudante alagoana que virou minha cliente no Salsa!!
Copa 98


A felicidade do penta em Miami com Natália, Martina, Núbia e Douglas que tirouo a foto. Miami 2002


Miami 2002 agora com Douglas


Eu pintando!!!
Copa 2006



Até a próxima!!



Thursday, 10 June 2010

A História da Maquiagem – Final do Século XIX – 1890 – 1899

Continuando a História da Maquiagem, vou separar em décadas até chegar nos dias de hoje. Nesse post vou falar da primeira década relevante na evolução da maquiagem, a última do século XIX, de 1890 até 1899.



Nessa década a ‘Belle Époque’ atingia seu ponto alto, a vida continuava estável porém sinais de mudança eram vistos no horizonte.



 Os rostos dessa época foram: Princesa Alexandra, a típica beleza feminina cujo estilo foi a base da moda da era;

Princesa Alexandra, em vestido oficial marcando o estilo da época.

Consuelo Vanderbilt, uma jovem americana rica que casou-se com um aristicrata britânico e ficou famosa por sua beleza capturada por fotógrafos e pintores como John Singer Seargent;

Consuelo Vanderbilt que virou duquesa, acima em fotografia



e acima desenhada.


 e ‘Calamity Jane’ (Jane Calamidade) que ficou famosa por beber, fazer apostas, se meter em brigas e notoriamente não se preocupar com sua feminilidade, ao contrário do que foi mostrado no filme 1953 no qual foi representada por Doris Day.




Acima a verdadeira Calamity Jane e ...
aqui Doris Day como 'Calamity Jane' no filme em 1953!!



Os Vitorianos abominaram maquiagem e associaram seu uso à prostitutas e atrizes (muitos consideravam as duas profissões a mesma coisa). Qualquer dica visível de interferência com a cor natural poderia ser encarada com desdém. Naquela época, uma mulher respeitável usaria máscaras de face preparadas em casa e baseadas em alimentos tais como mel, gema de ovo e aveia. Para limpeza eram utilizados água de rosas e vinagres perfumados. Como regime de beleza a mulher tirava as sobrancelhas, massageava seus cílios com óleo de rícino, usava pó de arroz para tirar o brilho do nariz e poliam as unhas para dar brilho. Não usavam batom, e sim uma pomada clara para refeltir a luz. No entanto alguns desses produtos continham um corante para reforçar a cor natural lábio. Para uma aparência saudável, passavam suco de beterraba vermemlha nas bochechas ou as beliscavam. Para os olhos, uma gota de suco de limão em cada olho faria o truque. Quando a maquiagem começou a resurgir, a maquiagem completa ainda era vista como um pecado, embora tons naturais eram aceitos para dar uma aparência saudável, o visual ‘bochechas rosadas’.



Ellen Terry, a mais famosa atriz inglesa da eera Vitoriana!


Era arriscado comprar produtos de beleza comerciais, nunca era sabido o que se continha neles. Maquiagem já era aplicada por séculos antes dos Vitorianos, mas eram feitos com substâcias corrosivas, causticas e venenosas. A reputação das empresas de cosméticos era muito importante e a discreção era tudo, sendo a consumidora vítima, pois se algo acontecesse ela não teria como recorrer. As mulehres eram geralmente aconselhadas a pagar o máximo que elas pudessem por maquiagem para assegurar qualidade. Era possível comprar ‘rouge’ cremoso comercialmente, e vinham enrolados em pequenas bolas de seda ou gaze num palito de marfin ou madeira, o qual tinha que ser molhado com água ou álcool para ser aplicado na face.
O segredo e a prática demoníaca da maquiagem não se restringiu somente ao rosto. O ‘décolleté’ era de muita importâcia e muitas mulheres aplicavam pó e sombreavam o decote. As veias eram acentuadas, estas eram pintadas em azul para fazer a pele parecer mais delicada.
A higiene nessa época era quase inexistente, e fragrâncias eram usadas para mascarar o fedor. Muitas dos fabricantes de fragrâncias foram estabelecidas no século XVIII, como a Yardley. A Guerlain também era popular, porque era usada pela imperatriz Eugenie. O perfume ‘Jicky’ da Guerlain , introduzido em 1889 foi uma mudança que chocou por conter ingedientes fora do comum como o sandalo entre outros, em contraste com as fragrâncias florais dos Vitorianos.



Jicky da Guerlain, ainda é encontrado hoje em dia!


Nessa década a evolução da maquiagem já mostra traços do que vemos agora.



No próximo post vmaos entrar no século XX e falar de sua primeira década!







Até a próxima!!

Dados do Livro  Dacades of Beauty de Kate Mulvey & Melissa Richards; e do site http://www.authorsden.com/visit/viewArticle.asp?id=15438 .
A tradução feita por mim!